Conheça 20 curiosidades sobre maratonas


A maratona é uma das provas de resistência mais famosas. Descubra algumas curiosidades sobre esta modalidade!
  1. A corrida recreativa se popularizou nos anos 1970, após os Jogos Olímpicos de Munique (1972). Foi a partir disso que a maratona também passou a ter mais relevância.
  2. Nas Olimpíadas, a maratona só entrou como modalidade feminina em 1984. Até então, acreditava-se que as mulheres não tinham capacidade física para provas de resistência. A prova mais longa que as mulheres participavam até este ano era a de 1500 metros. 
  3. A distância oficial de uma maratona não é de 42 km, mas de 42,195 km. Será que esses 195 metros fazem diferença?
  4. O nome “maratona” vem de uma lenda grega. Conta-se que o soldado ateniense Fidípides correu 42 km para anunciar a vitória dos exército de Atenas contra os persas – e morreu de exaustão na sequência.
  5. As “ultramaratonas” têm 100 km e acontecem desde o Antigo Egito. Elas eram uma técnica para manter os soldados em forma. 
  6. A maratona é uma prova que faz parte dos Jogos Olímpicos modernos desde sua primeira edição, em 1896, nunca tendo saído da lista de modalidades.
  7. Tradicionalmente, a maratona é a última prova realizada nas Olimpíadas. 
  8. Todos os anos, mais de 500 maratonas são realizadas pelo mundo. 
  9. A distância oficial da maratona só foi definida pela Federação Internacional de Atletismo em 1921. Antes disso, a prova variou entre 40 e 42,750 km, dependendo de onde foi realizada. 
  10. Duas das maiores maratonas do mundo acontecem aqui no Brasil: a do Rio de Janeiro a e de São Paulo. Porto Alegre e Curitiba são outras cidades que também sediam as corridas.
  11. Grandes maratonas, com milhares de inscritos, precisam separar os corredores em pelotões. Cada pelotão larga em um horário, com os corredores de elite, via de regra, largando primeiro.
  12. Para a maioria dos corredores, o principal objetivo da maratona não é chegar em primeiro lugar, mas superar os próprios limites.
  13. A distância em linha reta entre a largada e a chegada de uma maratona não pode superar 50% do percurso total.
  14. O corredor mais rápido em uma maratona oficial, até hoje, é o queniano Eliud Kipchoge, que completou a maratona de Berlim em 2:01:39.
  15. A maratona de Berlim é a prova onde mais recordes mundiais foram quebrados. Além do atual, outras dez marcas foram conquistadas lá, por homens e mulheres. 
  16. Em 2011, um homem de 100 anos completou a maratona de Toronto, e é a pessoa mais velha a completar uma prova desta extensão. 
  17.  Existe um homem que completou sete maratonas, nos cinco continentes, em um período de sete dias. 
  18. Em 2010, um belga correu 365 maratonas – uma por dia. 
  19. Para corridas longas, como a maratona, os tênis ideais são os mais leves.
  20. Consumir líquidos em excesso durante a prova pode ser prejudicial à saúde. Cada pessoa tem uma quantidade ideal de ingestão de líquidos, que varia de acordo com peso, clima, ritmo de corrida, entre outros fatores. Se for correr uma maratona, conheça seu corpo!
Animou dar uma corridinha? Conheça os nossos tênis de corrida disponíveis na nossa loja no link abaixo:

Clique aqui para seguir para a loja

Comentários