Você sabe qual a chuteira certa para futebol society?



Desde a década de 60 uma nova modalidade de futebol foi se espalhando por todo o planeta, em um campo que era maior que uma quadra de Futsal e menor que um campo gramado que vemos nos jogos pela TV. Você sabe que tipo de futebol é esse?

Se respondeu Futebol Society, acertou. O jogo traz 7 jogadores para cada equipe, em um campo que varia sua largura entre 25 e 35 metros, seu comprimento entre 45 e 55 metros e na maioria das vezes é composto de grama sintética. Há também uma regra específica para essa modalidade que é o uso de rede de proteção superior, com no mínimo 10 metros de altura, “cobrindo” o campo.

O Futebol Society é escrito algumas vezes como Soçaite em alguns países de língua portuguesa mas também é muito conhecido mundo afora por futebol de 7. Aliás, tem até uma curiosidade no Brasil sobre esse nome: A Federação Gaúcha de Futebol Sete foi a primeira da modalidade fundada no Brasil. Deu-se o nome de “Sete” porque a Receita Federal do Brasil não permitia o registro de entidade desportiva com nome em outro idioma. A federação foi oficializada como Futebol Sete, seguindo normas oficiais, porém solicitou à Receita a utilização do nome fantasia “society” e assim foi oficializada e registrada.

Então não é errado dizer futebol de sete, Society ou Soçaite aqui no Brasil. O que é errado é usar chuteiras de Futsal para a prática do esporte. Isso sim pode gerar um grande problema para o atleta.

Como na esmagadora maioria dos casos o campo de Futebol Society é composto de grama é artificial, uma espécie de borrachinha preta é usada para nivelar e ajustar o nível de amortecimento do campo. Aí é que mora o perigo!

As tais borrachinhas pretas são bem pequenas e se movem de acordo com os passos dos jogadores. Quando alguém joga com um uma chuteira de Futsal sobre elas, o solado liso tem um atrito muito baixo na superfície formada pelas borrachinhas, então parar é uma tarefa bem complicada e isso pode trazer uma contusão para o próprio jogador, em um momento de esticar demais suas pernas ou até à seu adversário, por não conseguir evitar um impacto entre eles, por exemplo.

Da mesma forma que as chuteiras sem travas não devem ser usadas, os modelos projetados para os campos também não são indicados. Como possuem travas mais altas, projetadas para conseguir maior tração em gramados naturais de base terrosa, novamente os movimentos dos jogadores ficam prejudicados. Nos gramados artificiais, de base sintética, não há espaço para as suas travas penetrarem, o que novamente prejudica estabilidade e tração dos jogadores e pode causas acidentes e contusões inesperadas.

O certo então é utilizar os modelos projetados especialmente para o futebol society, com as travas baixas, de geometria menor e quantidade muito maior, que conseguem fazer com que os movimentos sobre a grama sintética e as tais borrachinhas pretas sejam o mais seguros possíveis, fazendo com o que o jogador use toda a sua atenção só para as jogadas e não para se manter de pé ou sem escorregar.

Dentro das nossas opções temos desde modelos que custam menos de R$ 50,00, como a Kappa Torpedo:



ou até os modelos mais caros, que se aproximam muito dos modelos utilizados por jogadores profissionais do famoso futebol de 11 jogadores, como as clássicas e famosas Mizuno Morelia:

Modelos com muitas cores ou pretos, com cadarços ou sem, de couro natural ou não, as opções são diversas e podem facilmente ser encontradas através da busca do nosso site ou diretamente por esse link:

https://www.magazinevoce.com.br/magazinemoureto/busca/chuteiras%20society/

A questão é que agora não há mais desculpas para entrar em campo com aquele tênis velho e falar que não sabia que não podia jogar com ele. Ou usar a mesma chuteira do Futsal para jogar Society porque achava que era a mesma coisa…

Com muita informação e opção, agora é com você escolher o melhor para brilhar nos campos espalhados pelo mundo! Faça sua escolha, seja feliz e jogue muito!!!

Comentários

Mais vistas da semana

Como Escolher Sua Smart TV: Um Guia Completo